História
A Quinta Vale da Cerdeira está localizada na zona rural do Alto Douro, no norte de PORTUGAL e foi comprada pela família Montês em 1988.
 
 
 
A propriedade contém uma capela em homenagem a Maria Imaculada( Nossa Senhora da Conceição) que está localizada no topo de uma colina facilmente identificável de todos os arredores.
Os antigos proprietários deixaram algumas casas de campo antigas, 40 hectares de mato, uma antiga plantação de oliveiras, algumas amendoeiras e vinhas. O uso da terra era de agricultura de subsistência e alguma pastagem de gado.
As principais transformações foram feitas logo após a aquisição. A propriedade situada num vale que varia entre os 200 e os 350 metros de altitude, possui um microclima único que permite diferentes tipos de agricultura. Inserido nos limites da área administrativa(em pleno Douro Superior, uma das sub-região da Zona Demarcada do Douro e  do famoso e reconhecido vinho do Porto), a zona demarcada mais antiga do mundo, o Vale da Cerdeira possui excelentes qualidades para a produção de azeite.
  O negócio da olival cresceu no início desta década,( da década de 90) ocupando a par das oliveiras velhas, uma área de 15 hectares, toda ela destinada à plena produção biológica.
 

Optou-se por conceder qualidade em vez de quantidade visando a produção e distribuição de azeite a partir de uma excelente base. Para cumprir o objetivo foi incorporada uma sala de imprensa e certificada para condições de trabalho a frio ( foi feito um lagar de azeite certificado como biológico que realiza a extração a temperaturas inferiores a 25º) para que sejam mantidas todas as propriedades e aromas deste excelente nutriente.

A opção é conceber qualidade em vez de quantidade